A Travellerspoint blog

Um pouquinho mais de Israel

sunny
View RTW - 2010 on flaviaU's travel map.

Israel não é um país muito grande, mas são muitas as diferenças entre cada cidade, do sul para o norte, Eilat é a típica atração turística no verão, é onde os Israelitas relaxam e se hospedam em um dos resorts espalhados pelo mar vermelho, também onde a moda parou no tempo e o brega esta com tudo! No centro do país, Jerusalém é totalmente o oposto, religião é o centro de tudo e relaxar não é uma palavra muito usada no vocabulário diário de seus habitantes, já que a cidade sempre viveu em conflito e as diferentes religiões ditam as normas de convivência. Em direção ao norte, Tel Aviv possui a maioria da população jovem de Israel, bares espalhados por toda a cidade e o mar mediterrâneo de ponta a ponta, o problema é que a cidade em si parou no tempo, quase todos os prédios são construções que datam dos anos 40, sem muito cuidado e nenhuma restauração. É difícil acreditar que a cidade atrai tantos jovens, religião não é tema de discussão, o que eles querem mesmo é se divertir. Já no norte, a cidade de Haifa é considerada o centro industrial do país, um lugar seguro para se viver com a família, sendo um centro tecnológico e com nível alto de educação. Como diz o pai de uma amiga minha, em Jerusalém se reza, em Tel Aviv se bebe e em Haifa se trabalha.

Nossa parada em Tel Aviv foi de 3 dias, depois de muito procurar pelos tantos hostels horríveis da cidade, encontramos uma pousada escondida no meio de um bairro residencial, onde um casal Russo, Serge e Michael residem e alugam quartos para turistas. Esse lugar caiu do céu, tudo era impecável, nos tínhamos uma cozinha privada e um jardim do lado de fora, pela primeira vez desde a Austrália, nos iríamos cozinhar a nossa própria comida. A parada em Tel Aviv também teve um outro propósito, assistir o primeiro jogo da seleção, sentada em um dos bares da cidade, com a camisa amarela e a bandeira do Brasil, xingando os fãs da Coréia do Norte, quem imaginaria que dois velhos Israelitas fossem admiradores do futebol Coreano, tem gosto pra tudo nesse mundo. De Tel Aviv tomamos um trem com destino a Haifa,onde mora a minha amiga Daphna.

Eu conheci a Daphna em 2006, trabalhando no meu primeiro emprego em São Francisco, no Green Tortoise Hostel, a Daphna havia se mudado para os Estados Unidos temporariamente e estava se hospedando no hostel ate encontrar um apartamento, ela acabou ficando la por uns meses e a nossa amizade aumentou, ela foi a minha primeira amiga de verdade nos Estados Unidos e nós sempre saiamos juntas, ate que um dia ela teve que voltar para Israel e em 2008 ela se mudou, para a minha tristeza. Mas nos continuamos nos comunicando sempre que possível, então a nossa parada em Israel foi obrigatória. Hospedamos-nos na casa dos pais da Daphna, e enquanto a Daphna estudava, eles nos levavam conhecer a cidade e as vilas ao redor de Haifa. Passamos 4 dias descansando, o Jonathan não poderia estar mais feliz, afinal agora ele tinha uma televisão e um sofá para assistir todos os jogos da copa do mundo, sem mentira, ele assistia 3 jogos por dia, coitados dos pais da Daphna, para quem nem sabia direito o que era futebol , eles aprenderam na marra. Adorei rever a Daphna, nos sentimos em casa o tempo todo, os pais da dela foram muito atenciosos, sempre tendo certeza de que nos estávamos bem alimentados.

Tivemos que dar adeus a todos e seguir em frente, dessa vez para a nossa primeira parada na Europa, Atenas, capital da Grécia. Teremos 5 meses para aproveitar a Europa e eu não vejo a hora de ver com os meus próprios olhos todos os lugares que eu ouvi falar nos livros e nas aulas de historia, de finalmente conhecer as raízes da minha família e de poder saborear a maravilhosa culinária desse continente.

Posted by flaviaU 13:13 Archived in Israel

Email this entryFacebookStumbleUponRedditDel.icio.usIloho

Table of contents

Be the first to comment on this entry.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Enter your Travellerspoint login details below

( What's this? )

If you aren't a member of Travellerspoint yet, you can join for free.

Join Travellerspoint